Advogado de Direito de Família em Belo Horizonte Fala Sobre as Dificuldades em Relação à Decisão Sobre o Divórcio
A minha experiência como advogado de direito de família tem mostrado que a decisão pelo fim do casamento normalmente não é fácil, seja porque ainda há vínculo afetivo, seja porque existem filhos menores, dependência econômica ou pelo simples fato de não se saber ao certo como seria a vida após o casamento. Um dos medos humanos mais básicos é medo do desconhecido.
Quando Saber a Hora de Se Divorciar
Essa é uma das perguntas de mais difícil resposta. Para cada pessoa existe um ponto limite a partir do qual não vale a pena se manter casado. Para alguns vai ser um agressão, física ou verbal, para outros uma infidelidade conjugal, um novo amor, um desencantamento e um desinteresse geral pelo cônjuge. É o ponto onde se acorda de manhã e não consegue mais olhar na cara da pessoa. É o sexo sem prazer. A conversa sem interesse.
Todos sabem que atualmente o casamento não é para a vida toda. Mesmo as pessoas religiosas – que veem o casamento como um laço estabelecido não só diante dos homens, mas também diante de Deus – consideram que em certas situações o melhor é que a união conjugal termine.
No entanto, quando o assunto é se divorciar muitos sentem um peso excessivo como se após optar pelo divorcio não se pudesse mais voltar atrás. Mas a realidade não é bem assim. Depois que se dá início ao divórcio este poderá ser interrompido a qualquer tempo.
Além disso, mesmo após o divórcio ser decretado pelo juiz nada impede que volte a se casar de novo se houver reconciliação. Não é incomum que advogados de direito de família realizem o segundo divórcio de pessoas que se casaram, se divorciaram, casaram-se novamente e diante de novos conflitos dão entrada a um segundo divórcio.
De um ponto de vista moral, alguns podem até julgar um casal que fica se casando e se divorciando lidando com o casamento como se fosse um namoro, mas de um ponto de vista jurídico não há empecilhos.
Um juiz bem-humorado poderia até fazer constar na sentença de divórcio: ‘’declaro-os divorciados até que novo casamento volte a uni-vos’’.
Da Importância da Decisão Bem Informada sobre o Divórcio
Independentemente da decisão a ser tomada, se pela continuidade do casamento ou se pelo divórcio, é importante que esta decisão seja bem refletida. Aqui estão alguns conselhos para ajudá-los a tomar uma decisão informada:
Conversem com um advogado: um advogado especializado em direito de família pode ajudá-los a entender os processos legais envolvidos no divórcio, bem como as implicações financeiras e de guarda de filhos.
Entendam as implicações financeiras: é importante ter uma compreensão clara das implicações financeiras do divórcio, incluindo questões como partilha de bens, pensão alimentícia e outros aspectos financeiros.
Conversem abertamente: falem sobre as suas preocupações, medos e desejos antes de tomar uma decisão. Tentem chegar a um acordo sobre o que é melhor para o casal e para o núcleo familiar.
Consideram a terapia conjugal: antes de tomar uma decisão definitiva sobre o divórcio, considerem a opção de terapia conjugal para eventualmente tentar reconstruir o relacionamento e corrigir as causas de desarmonia.
Lembrem-se que o divórcio é uma decisão séria e deve ser tratada com cuidado. É importante considerar todas as implicações e fazer uma escolha bem refletida tendo como base a realidade única e particular do seu relacionamento.
Advogado de Direito de Família em Belo Horizonte
Somos especialistas em Direito de Família e temos grande experiência em ações de Divórcio, Guarda dos Filhos, Partilha de Bens e Pensão Alimentícia.
Escritório localizado na Rua Santa Rita Durão, 444, Savassi, Belo Horizonte, CEP 30140111.
Atendimento apenas com hora marcada
Contato de Whatsapp 31 994145508